Físicos finalmente encontraram a "partícula de Deus"!

Notícias boas ou úteis.
Responder
Mochileiro
Mensagens: 607
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:40

Físicos finalmente encontraram a "partícula de Deus"!

Mensagem por Mochileiro »

[align=left]Físicos descobrem o bóson de Higgs, a “partícula de Deus”[/align]

[align=justify]
[tab=30]Hoje de manhã, em uma reunião na CERN, cientistas apresentaram os resultados mais recentes da busca pelo tão procurado bóson de Higgs. Depois de 30 anos de pesquisa e US$9 bilhões em investimento, eles mudaram a física para sempre: eles descobriram a partícula de Deus.

[tab=30]O bóson de Higgs é uma partícula elementar hipotética e com massa, que deveria existir de acordo com o Modelo Padrão da física de partículas. Em teoria, esta partícula está por todo canto, permeando toda substância – mas até então, não havia sido descoberta. Ela é tão importante que foi apelidada de “partícula de Deus”: dá para traçar um paralelo entre o campo de Higgs – que contém a tal partícula – ao Gênesis da Bíblia.

[tab=30]O CERN tem uma seção de FAQ para explicar a importância do bóson de Higgs, onde eles respondem: por que ele se esforçaram tanto para encontrar a partícula de Higgs?
Porque ela pode ser a resposta à pergunta: como a natureza decide se dará ou não massa às partículas?

[tab=30]E ao descobrir o bóson de Higgs, qual o impacto na física e na ciência em geral?

[tab=30]O bóson de Higgs vai completar nossa descrição da matéria visível no Universo, e dos processos fundamentais que governam o Big Bang desde que ele tinha apenas um trilionésimo de segundo de idade. O bóson de Higgs pode ter exercido um papel em gerar a matéria do Universo, e pode estar ligado à matéria escura. Ele pode até dar uma pista sobre como o Universo se expandiu até seu tamanho atual.

[tab=30]Por outro lado, o bóson de Higgs é uma partícula bastante diferente das outras que conhecemos, e coloca quase tantas perguntas quanto responde. Por exemplo, o que determina a massa do bóson de Higgs e a densidade da energia escura? De acordo com ideias convencionais, ambos deveriam ser muito maiores que seus valores observados. A jornada continua.

[tab=30]Fabiola Gianotti, do experimento ATLAS, explica a descoberta:
Em nossos dados, nós observamos sinais claros de uma nova partícula, ao nível 5 sigma, com massa ao redor de 126 GeV. O notável desempenho do LHC e ATLAS e os enormes esforços de muitas pessoas nos trouxeram a esta empolgante fase, mas ainda precisamos de um pouco mais de tempo para preparar os resultados para publicação.

[tab=30]O que isto significa? A medida 5 sigma significa que os cientistas podem estar 99,9999% certos de que seus dados resultam da partícula em questão. No entanto, eles querem checar outros detalhes antes de publicar os dados formalmente em um periódico científico.

[tab=30]Ontem, vazou um vídeo do CERN com Joe Incandela, dos experimentos CMS, dizendo que o bóson de Higgs foi encontrado. Hoje, confirmada a descoberta, Joe está confiante, mas com cautela:

[tab=30]Os resultados são preliminares, mas o sinal 5 sigma a cerca de 125 GeV que estamos vendo é dramático. Isto é de fato uma nova partícula. Sabemos que deve ser um bóson e este é o bóson mais pesado já encontrado. As implicações são bem significativas, e é precisamente por este motivo que precisamos ser extremamente diligentes em todos os nossos estudos e verificações cruzadas.
Basicamente, os dois experimentos do LHC – o CMS e o ATLAS – descobriram um novo bóson, e ele se comporta como o previsto no Modelo Padrão, teoria quântica que descreve as forças e partículas do universo. Claro, a descoberta empolgou até mesmo Peter Higgs, físico britânico do qual o bóson recebeu seu nome:

[tab=30]Eu estou impressionado pela velocidade incrível na qual surgiram estes resultados. Eles são uma prova da expertise dos pesquisadores e das avançadas tecnologias sendo usadas… Eu nunca esperei que isto aconteceria enquanto eu estivesse vivo, e vou pedir para minha família colocar um champanhe para gelar.

[tab=30]Na verdade, durante os slides finais da apresentação, Peter até chorou um pouco. É tudo muito emocionante. O diretor da CERN, Rolf Heuer, resumiu tudo no final da apresentação, dizendo simplesmente: “Eu acho que o temos.” Eles estão dispostos a dizer que, sim, físicos descobriram o bóson de Higgs, a partícula invisível que dá massa a tudo e, portanto, mantém unido o universo.
Boa parte da física teórica é construída no pressuposto de que o bóson de Higgs existe, daí a importância de sua descoberta. Mas sua existência também vai exigir que físicos repensem muitos dos teoremas existentes. E, claro, também há muitos estudos ainda a serem feitos para entender o novo bóson em detalhe. O futuro da física acaba de ficar mais interessante.
[/align]

FONTE: http://www.gizmodo.com.br/fisicos-desco ... a-de-deus/
Responder