Um Tordilho, Um Menino Leitor e Uma Porção de Livros

  
Nossas sugestões de livros etc.

Um Tordilho, Um Menino Leitor e Uma Porção de Livros

Mensagempor Mochileiro » Qua Fev 13, 2013 05:45

UM TORDILHO, UM MENINO LEITOR E UMA PORÇÃO DE LIVROS


Corria o ano de 1930 no tranquilo povoado de São João do Polêsine/RS.

Era um dia de sábado. Dia de fazer limpeza e fazer ordem. Foi quando entrei no escritório do meu tio e dei com um pequeno livro, do tamanho de uma caderneta de cem páginas. O título era Genoveva. O autor, não lembro mais. Dei uma olhada e resolvi tentar lê-lo. Eu estava com 10 aos e fazia dois que estava alfabetizado, de modo que já conseguia ler mais ou menos.

Li as primeiras páginas e vi que se tratava da vida de uma mulher que tinha caído na desgraça do rei e tinha sido condenada à morte. O carrasco encarregado de executá-la foi chamado pelo rei e recebeu ordem de lhe trazer o coração como prova da missão cumprida. O carrasco levou-a para o fundo de um bosque, mas durante a caminhada compadeceu-se da mulher e resolveu não cumprir a ordem. Para isto, mataria um cachorro, arrancar-lhe-ia o coração e levá-lo-ia ao rei.

Essa história me apaixonou e eu ia com o livro para o fundo de um bosque pra fazer a leitura com calma.

Depois disso, descobri que meu tio assinava a revista “O ECHO” e que nela havia um escritor chamado “Tio Quincas” que publicava uma história em capítulos todos os meses. Passei a fazer parte dos leitores dessa revista, a qual esperava com ansiedade a cada mês.

Aos 12 anos fui para o colégio como interno e minha mãe foi para Porto Alegre estudar enfermagem-obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia, onde ficou durante três anos.

Ora, minha mãe tinha dois cavalos: um tordilho velho e uma égua zaina nova. Aproveitando a ausência de minha mãe, tomei a decisão: vendi o tordilho por 300 mil réis e comprei tudo em livros. Comprei uma porção! Que felicidade! Desse dia em diante, nunca mais deixei de ler. A leitura passou a fazer parte da minha vida, e é, até hoje, meu passatempo preferido. Até hoje sou um apaixonado pela leitura!


Elias Zancan. Leitura em Revista. ALBS – Associação Internacional de Leitura. Conselho Brasil-Sul e Regional do Noroeste do Estado (ALBS-NE). Nº 7. 2004. Editora Unijuí.
Mochileiro
 
Mensagens: 607
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 11:40

Voltar para Livros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron