Cuba cria vacina contra câncer.

  
Notícias boas ou úteis.

Cuba cria vacina contra câncer.

Mensagempor Mochileiro » Qui Abr 04, 2013 10:36

VIVA!
Em 2011, Cuba criou vacina contra câncer de pulmão:

"Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão nesta semana, após testar sua eficácia em mais de 1.000 pacientes. Não foram registrados efeitos colaterais.

A vacina nomeada CimaVax EGF foi criada após mais de 15 anos de pesquisas. A chefe do projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

O registro permite usar a vacina maciçamente no país e "atualmente ele avança para outras nações", disse a especialista.

- A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.

Gisela explica que foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora."


Fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/brasileiros-ficam-entusiasmados-com-vacina-cubana-contra-cancer-de-pulmao-20110111.html

Em 2013, após ser testada em 86 países, a vacina foi considerada aprovada:
"Havana - Uma segunda vacina contra o câncer de pulmão avançado foi aprovada pelas autoridades sanitárias de Cuba depois de ser testada em 86 países durante 2012, informou a imprensa cubana.

A vacina para o tratamento de câncer de pulmão Racotumomab foi registrada em Cuba, o que beneficiará pacientes portadores deste mal", informou a agência agência cubana Prensa Latina.

Racotumomab é a segunda vacina para o câncer de pulmão desenvolvida por cientistas do Centro de Imunologia Molecular de Havana depois da CIMAvax EGF, que foi aprovada em janeiro de 2011 pelo Centro para o Controle Estatal da Qualidade de Medicamentos de Cuba.

"Apesar de essas vacinas não eliminarem a doença, a experiência demonstra que, quando o câncer não se estende em um longo período, o paciente se encontra numa etapa estável da doença e pode viver por muito tempo", afirmou a Agência de Informação Nacional.

Racotumomab obteve sua certificação do Centro de Qualidade de Medicamentos há apenas uma semana e sua utilização deve começar em breve.

O objetivo dessas vacinas é fazer do câncer de pulmão avançado uma doença que não progride, apesar de ser incurável.

O câncer de pulmão é o segundo de maior incidência em Cuba e o primeiro em mortalidade, e cerca de cinco mil pessoas sofrem dessa doença em estado avançado."


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/cuba-desenvolve-nova-vacina-contra-o-cancer-de-pulmao-02012013-19.shl

Quando teremos outras vacinas contra câncer?
Há quem diga que já existem, mas não são liberadas por interesses econômicos de grandes indústrias farmacêuticas... SERÁ?
Mochileiro
 
Mensagens: 592
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 11:40

Voltar para Notícias Boas ou Úteis.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron