Quem de Nós é um Cidadão Ambiental?

  
Espie nossos artigos de opinião e, se quiser, comente-os.

Quem de Nós é um Cidadão Ambiental?

Mensagempor Mochileiro » Dom Jun 17, 2012 09:49

QUEM DE NÓS É UM CIDADÃO AMBIENTAL?


A cidadania ambiental tem sido tema de crescente importância, como interesse de grupos, povos e classes sociais. A razão da luta por esta nova bandeira consiste no medo diante da imensa e catastrófica crise sócio-ambiental sem precedentes que atinge o Planeta. Dizem os cientistas, trata-se de clara possibilidade de extinção de parte considerável da vida na Terra.

Ao mesmo passo em que crescem as desigualdades sociais, econômicas e culturais, urge a afirmação da cidadania ambiental como bem coletivo. Isso porque, enquanto esses cidadãos colaboram com a reversão do trágico processo de desigualdade mencionado, o aludido aumento de injustiça é impulsionado por “não-cidadãos”. Por isso, já que precisamos quase tudo solucionar por meio do equilíbrio natural, impera nos tornarmos cidadãos ambientais. Conforme Aristóteles, “O homem não é superior à natureza, mas dela faz parte.” É incabível que nos queiramos matar pela compreensão de que a poluição é uma preocupação futura. Essa atitude é estar, já agora, lamentavelmente decretando o nosso próprio fim. Pensemos: quanto tempo cada um de nós ainda precisa para superar esta ignorância?

É essencial o resgate de nossa boa relação com a mãe natureza. Devemos começar por nós mesmos, com as coisas mais simples: alimentar-se de forma saudável, exercitar o corpo e a mente, reciclar o nosso lixo, preservar e economizar a água, buscar a solução para boa parte dos nossos males em prevenções e remédios naturais, compreender que somos mortais e que nada levamos conosco, entre tantas outras naturalidades. Logo depois, questões como o superaquecimento global, as fontes de combustíveis renováveis, a reversão dos processos de poluição da terra, do ar e da água e a extinção da miséria são os desafios mais complexos a serem enfrentados.

Nas palavras simples, diretas e sábias de George Orwell, “O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo.” Então, mudemos a cada um de nós próprios, como também ensina Gandhi, e um mundo diferente, com melhor qualidade de vida, objetivo supremo de todos nós, será o resultado milagroso para todos.


Vicente Zancan Frantz - 2005.
Mochileiro
 
Mensagens: 607
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 11:40

Voltar para Artigos de Opinião

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron